Untitled Document
Untitled Document
 
 
 
 
 
 
 


Confira nossos vídeos


Bailarinas Bellydance® 1


Bailarinas Bellydance® 2


7ª Excursão
Bellydance® 2008

Escolas credenciadas Bellydance® de Omar Naboulsi:


Em São Paulo:

Warda Maravilha


No Sul do Brasil:

Escola Amarein Bellydance


No Rio de Janeiro:

Espaço Mosaico

 

Se você tem mais informações verídicas sobre Dança Oriental (Dança do Ventre), pode mandá-las para nós, que colocaremos nesse tópico.

bellydance@bellydance.com.br



Introdução

O intuito principal da BellyDance® ao criar esta página é tornar acessível informações confiáveis sobre a arte da Dança do Ventre.

Sabemos que a cultura árabe exerceu grande fascínio sobre o Brasil. Justamente por isso, queremos transmitir informações corretas e "desmentir" as "invenções" feitas por pessoas que tem objetivo meramente comercial. Nosso inconformismo com estes dados infundados nos leva à criação desta página, que está aberta a todos que pesquisam e atuam nesta magnífica arte milenar.


Dança do Ventre ou Dança Oriental?

O nome correto desta dança é RAKS SHARKI, que quer dizer dança oriental ou dança do oriente. Para a América, o nome dança oriental pode significar dança japonesa, chinesa, tailandesa etc. Por isso, nos EUA foi chamada de BELLY DANCE, e no Brasil, DANÇA DO VENTRE. Essa denominação deve-se aos movimentos, que são predominantes no ventre e quadril feminino.


Dança do Ventre

A Dança do Ventre é a mais feminina e sensual de todas as danças. A mulher, através da música árabe, une seus movimentos, sua expressão e sua sedução, transformando-os, no palco, em sentimentos, que compartilha com seu público.

Há quem diga que a Dança do Ventre está ligada a rituais religiosos e danças sagradas. Não há qualquer ligação da Dança do Ventre com tais práticas, e não devemos levar em consideração este conceito, pois hoje a bailarina é considerada uma artista.


Benefícios da Dança do Ventre

Seus benefícios, tanto físicos como psicológicos, são comprovados. Ativa a circulação sangüínea, melhora o funcionamento do aparelho digestivo, dos rins e dos órgãos sexuais. Proporciona a redescoberta do feminino, com todo o sensualismo que lhe é peculiar.


A Dança do Ventre nos países árabes

No mundo árabe, podemos assistir à Dança do Ventre em lugares distintos. Nas casas de shows, teatros e night-clubs (que geralmente encontram-se em hotéis cinco estrelas), as apresentações são montadas em um palco com conjunto musical, onde a bailarina comanda o show e os músicos.

Os músicos sempre estão atentos aos movimentos da bailarina, para que sua música esteja sempre em sintonia com a mesma.


A imagem da bailarina

A bailarina é sempre vista como uma "rainha".

Na maioria dos casos, não é permitido que a bailarina seja tocada ou que suba nas mesas, nem tampouco que coloquem dinheiro em seu corpo. Em alguns casos, as oferendas são jogadas no palco, como acontece também no caso de cantores e cantoras.

Em poucos países árabes, a Dança do Ventre também é executada em cabarés. Nestes, encontramos "dançarinas", e não bailarinas.


As principais qualidades de uma boa bailarina

É óbvio que para ser uma grande artista e uma boa bailarina é necessário ter talento. Porém, o talento por si só não é suficiente. Ela tem que ter disciplina de ensaio, manter-se constantemente atualizada, saber receber críticas de verdadeiros professores de dança ou daqueles que possuem muitos anos de experiência e intercâmbio com mestres reconhecidos internacionalmente. Necessita possuir exímia técnica da dança oriental, além de conhecer os ritmos, as melodias e saber expressar-se através das músicas e comportar-se diante do público.


Mantendo a humildade

Nós estamos sempre aprendendo. Aquela que não passa as informações corretas para as alunas ou escondem conhecimentos demonstram uma grande insegurança e falta de sabedoria. Quem diz que já sabe tudo e não necessita de mais nada ou não possui humildade quando necessário está sofrendo da "Síndrome do Estrelismo" e este é o começo do fim.


Comprando bons produtos

Alguns comerciantes de produtos para Dança do Ventre entram no mercado oferecendo artigos de má qualidade, de procedência desconhecida ou copiados de pessoas que estão a muito tempo no mercado.Verifique e confirme a procedência desses artigos e não se deixe enganar.


Sugestões para alunas e bailarinas

:: A escolha da professora ::
Para a escolha correta de sua professora, é necessário verificar seu curriculum, isto é, os cursos de aperfeiçoamento que participou, o trabalho que desenvolve e o tempo que dedica para estudar. Toda boa profissional está sempre estudando e buscando novas técnicas. Um indício negativo numa professora é quando ela acha que sabe tudo, não participa de cursos e não treina diariamente. Porém, o mais importante é verificar a veracidade das informações do curriculum da sua professora.

:: A escolha da bailarina ::
Quando se escolhe uma bailarina para um show, deve-se observar, em primeiro lugar, se realmente é uma boa profissional. Ela precisa ter técnica, emoção, sensualidade e expressão, além do bom conhecimento das músicas e dos ritmos árabes.

:: O espaço da bailarina no show ::
Toda bailarina deve ter, na medida do possível, um espaço físico que possa demonstrar toda sua performance (movimentos, coreografias) de forma artística. Para isso, é importante um palco ou uma pista, que proporcione boa visibilidade a todos os espectadores.

:: A "caixinha" ::
A bailarina pode ser homenageada pelos espectadores com pétalas de rosas, aplausos e também dinheiro, desde que colocados no palco ou jogados sobre sua cabeça. Em hipótese alguma, a bailarina deve dividir seus presentes com outras pessoas. Isto só acontece em casas de shows não adequadas.

:: A escolha da música ::
Toda bailarina deve conhecer vários estilos de música, desde as tradicionais até as modernas. É importante que a escolha da música seja feita de acordo com sua preferência, porém é imprescindível o conhecimento de todos os estilos.

:: A relação entre a técnica e a expressão ::
O conhecimento da técnica é fundamental. Contudo, sem sentimento e expressão, a dança torna-se mecânica e insignificante. A expressão corporal (demonstrada nos movimentos do corpo) e facial (demonstrada principalmente no olhar) deve acompanhar a bailarina em toda sua dança. Ela deve transmitir aos espectadores a melancolia ou a alegria das músicas.

:: A mulher brasileira no mundo da Dança do Ventre ::
Pelo constatado, várias bailarinas brasileiras trabalharam e trabalham no mundo árabe, obtendo sucesso e respeito. Isso deve-se principalmente a facilidade de adaptação aos ritmos e aos movimentos rápidos e sinuosos e à bela estrutura física. Além disso, a sensualidade é outro fator importante que está presente na mulher brasileira
.


Ética

Ética é o conjunto de regras de conduta das bailarinas entre si e para com seu público e suas alunas.

1. A ética das bailarinas entre si
Consideramos falta de ética para com outras bailarinas dançar sem cachê ou com valor abaixo do mercado, pois isto causa uma desvalorização do trabalho artístico, criando uma concorrência desleal, o que prejudica todas as outras profissionais. O que acontece muito no mercado de trabalho é que algumas bailarinas recebem promessas variadas (sucesso no futuro, shows etc.) de falsos empresários, que têm o único intuito de explorá-las comercialmente.

2. A ética da professora para com suas alunas
Existem professoras que, por insegurança, não passam informações completas e corretas às suas alunas, bem como aquelas que evitam que suas alunas conheçam os trabalhos de outras profissionais. Isto, além de prejudicar o desempenho de suas alunas, que necessitam conhecer outros estilos, prejudica também a própria professora, que não cumpre o seu papel de mestra. Como diria Gibran Khalil Gibran, as pessoas que compartilham seus conhecimentos são agraciadas porque confiam plenamente na fartura que a vida lhe proporciona.

3. A ética da bailarina para com seu público
A postura da bailarina é muito importante. Ela deve ter uma sutil sensualidade em seus movimentos, com muita delicadeza e simpatia no trato com o público. Certos exageros e gestos muito próximos são dispensáveis.

 

Untitled Document

Escreva seu nome em árabe da forma correta!

Tenha seu nome em árabe para usar em tatuagem, pingente, camiseta ou onde mais sua imaginação mandar. Apenas R$ 15,00.

Entre em contato para encomendar o seu!

 

Escolas credenciadas Bellydance® de Omar Naboulsi:

No Rio de Janeiro:

Mahira e Hannan


No México:

La Academia de Danza Árabe Nájua

 

 

Untitled Document